Mais de cem anos depois da Guerra do Contestado, causada justamente pela disputa de terras entre os estados de Santa Catarina e do Paraná, um agricultor, que adquiriu terras na região, também contestou a demarcação do território, desta vez para reclamar de uma multa.
Segundo Nathan Cassio Maciel, a família já havia percebido que as marcações históricas deixadas pelo exército não coincidiam com o mapa atual da região, mas foi uma multa ambiental aplicada pelo governo do Paraná, que os motivou a recorrer e questionar os limites estaduais das terras.
Após receberem uma multa ambiental de quarenta mil reais por roçarem uma área de preservação do Paraná, a família decidiu apresentar um recurso questionando a competência do governo paranaense, já que o registro dessas terr, as havia sido feito no município de Garuva, em Santa Catarina.
Em seguida, entraram em contato com técnicos da Diget (Diretoria de Gestão Territorial) e do IAT (Instituto Água e Terra), que realizaram uma vistoria na área e confirmaram que a demarcação dos mapas não estava de acordo os marcos históricos que sinalizavam a divisa entre os dois estados.
Com isso, a revisão será encaminhada para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para atualização dos mapas e o estado de Santa Catarina irá recuperar 490 hectares de território que constavam como pertencentes ao estado do Paraná.