[PT-BR] Crônicas de uma Repartição Pública Municipal: O Milagre Fiscal
[PT-BR] Crônicas de uma Repartição Pública Municipal: O Milagre Fiscal
Esses dias, testemunhei uma situação inusitada, daquelas que se escondem nos cantos da vida, esperando pacientemente para serem contadas.
Era uma manhã ensolarada típica do Rio de Janeiro, dessas em que o calor abraça até mesmo as sombras. Ao chegar na repartição, avisto uma freira, muito idosa, provavelmente com uns 230 anos de idade, empreendendo uma missão pouco correlacionada com o sagrado.
Ela, vestida com seu hábito imaculado, e com o rosto marcado pelo tempo e pela devoção, cruzou os portões da Secretaria Municipal de Fazenda em busca de uma restituição fiscal.
O motivo, como ela própria explicou lentamente, através de seus lábios finos, era que o convento havia pago duas vezes o carnê de IPTU. Ela tirou de sua bolsa de couro uma papelada amassada e suja, com contas meticulosamente feitas à mão, com aquela caligrafia que não se vê mais hoje em dia; a matemática deixava evidente que, por engano, duas irmãs haviam pago o imposto. E lá estava, na minha mesa, uma terceira irmã, percorrendo os corredores da burocracia municipal para reaver o dinheiro.
Ao chegar à Secretaria, a freira foi recebida com olhares curiosos e sorrisos disfarçados. Em defesa dos meus colegas de serviço público, não estamos acostumados com o celestial, assim, logo pela manhã. A velha freira não se intimidou; imagino eu que suas orações e seus terços a prepararam para esse desafio mundano.
Ela poderia simplesmente ter protocolado o processo, mas ela insistiu em apresentar a questão para o responsável pelas restituições; no caso, evidententemete, este que vos fala. Explicou, entre citações bíblicas, que esse dinheiro faria falta à congregação, e que era questão de urgência.
Como não queria correr o risco de me indispor com o poderoso lá de cima, garanti à freira que, por conta das peculiaridades do caso, iríamos tratá-lo com o máximo de urgência possível. Aproveitei o ensejo e sugeri que o convento apresentasse um requerimento de isenção, visto que a legislação municipal havia sido alterada há poucos anos para, em conformidade com o texto constitucional, extender o benefício às entidades religiosas em geral.
Saindo da repartição, a freira não conseguia esconder seu sorriso radiante, como se tivesse acabado de realizar um milagre fiscal.
Obrigado por ler esse post, e até a próxima!
Se você gostou do conteúdo, me siga aqui na Hive! Estou sempre escrevendo sobre vários assuntos como Investimentos, Games, Literatura e Fitness, além de outros temas aleatórios como Viagens, Fotografias e Detectar Metal na Praia!
Se você quiser jogar uns jogos top de NFT, recomendo o Splinterlands, o RisingStar and dCrops. Me envie uma mensagem se precisar de ajuda!
E, se você quiser testar sua sorte, você pode jogar no HiveSlotGames e ganhar uma grana alta jogando 🍀Roleta🍀, 🃏BlackJack🃏, 🎲Dados🎲 and 🎰Caça-Níqueis🎰!
As informações contidas neste post não constituem, nem tampouco devem ser interpretadas, como um conselho ou recomendação. Trata-se de artigo meramente informativo, de caráter educacional, jornalístico e de entretenimento.