Há alguns anos, mais especificamente a partir do momento que abri a minha empresa, minha perspectiva sobre liberdade começou a mudar. Eu moro no Rio Grande do Sul, um estado brasileiro que já foi sinônimo de desenvolvimento, altos índices no que diz respeito à educação e referência para o Brasil em muitos aspectos, cultural, desenvolvimento econômico, esportes, entre outros. Mas isso ficou no passado, já fazem alguns anos que o estado do Rio Grande do Sul está “indo ladeira abaixo” como se diz muito aqui no sul. Em tudo o que citei acima, hoje deixamos a desejar, se nós compararmos com estados do Brasil, estamos indo na contramão, a anos estamos perdendo empresas e capital humano para outros estados e países.
Eu e minha família geralmente tiramos férias no início e no fim do ano, sendo que no início do ano geralmente vamos para as praias do estado de Santa Catarina, pois é do lado do Rio Grande do Sul e as praias são muito mais bonitas e tem muito mais estrutura do que no nosso estado.
Nestas férias tive a oportunidade de ver a diferença que vem ocorrendo ao longo dos anos das principais cidades do estado de Santa Catarina. Todos os anos tem muita coisa nova pra se ver, restaurantes novos, novas atrações e entretenimento para os turistas. Ao andar de carro pelas cidades você vê uma economia forte, comércios funcionando, propagandas, outdoors e muitos turistas. Desta vez eu cheguei ao estado de avião para evitar algumas horas de carro com o nosso bebê 👶. Portanto, eu não pude observar outra coisa que sempre observo. Andando de carro pela BR101 até chegar no estado vizinho, ainda no território do Rio Grande do Sul, a viagem é muito monótona, sempre as mesmas construções à beira da estrada, muitos locais sem civilização e outros com comércio visivelmente castigado por uma economia em declínio, postos de combustíveis caindo aos pedaços, você pode ver que ninguém quer investir nem para pintar a fachada ou melhorar um pouquinho os anúncios de seus próprios negócios. Não cito isso como critica a estes empresários, mas como uma crítica a um estado que se acostumou com altos impostos e com a fuga de capital para outros lugares que incentivam o empreendedorismo e não tentam sugá-lo e engoli-lo, para alimentar o monstro que é o tamanho do nosso estado.
Fazendo um parêntese, eu não acho que o estado de Santa Catarina é uma grande maravilha, só trouxe como exemplo para que possamos ver como um pouquinho de liberdade e redução mesmo que mínima de burocracia e impostos, podem impulsionar uma economia e transformar o ambiente onde vivemos.
O Rio Grande do Sul não reelege seus governantes há nem sei quanto tempo, aliás nem sei se houve continuidade de algum projeto de governo na história do RS. A população escolhe mal seus governantes, a muito tempo o tamanho da máquina estatal só cresce e consequente somos bombardeados com mais impostos para pagar os gastos excessivos dos governos que passam por aqui.
Eu acho que devemos avaliar o meio em que vivemos e nos perguntar se estamos satisfeitos com o que pagamos ao estado e o que recebemos de volta. Alguns questionamentos que eu tenho feito são : Porque alguns países proporcionam uma qualidade de vida melhor para os seus cidadãos?
Porque nestes países o poder de compra das pessoas que neles vivem é muito maior que no Brasil?
E também o exercício que eu fiz nas minhas férias, porque em um mesmo país dois estados tem perspectivas econômicas tão diferentes?
Enfim, hoje eu estou cada vez mais certo de que precisamos de pessoas que defendam a liberdade nos nossos governos. Pessoas que defendam a livre iniciativa e que só façam uma coisa, “não atrapalhem quem quer empreender, quem gera emprego e desenvolvimento”. A pior coisa que um país, cidade ou estado pode fazer é criar regras, leis e entraves para atrapalhar quem produz e gera emprego.
Se avaliarmos o ranking do índice de liberdade econômica com certeza veremos que os países que estão nas primeiras posições são países onde seus cidadãos tem uma qualidade de vida muito melhor que a dos brasileiros.
Abaixo podemos ver um gráfico elaborado pela heritage org que relaciona a liberdade econômica ao padrão de vida da população.
Eu pretendo fazer mais posts casuais como este, falando sobre coisas da vida, alguns pensamentos que me vem à cabeça de vez em quando hehehe! Se você gostou da iniciativa, me avisa nos comentários. Deixe sua opinião sobre o assunto, ela será respeitada e muito bem vinda!
Abraço a todos!